Página Inicial > Provisão divina para a ansiedade > 02/01 – A primeira experiência de temor

02/01 – A primeira experiência de temor

Leia Gênesis 3:6-10. É difícil relacionar o primeiro encontro de Adão e Eva com o temor, porque nenhum de nós pode se lembrar da primeira vez em que experimentou essa emoção. Os psicólogos de desenvolvimento confirmam que, desde os primeiros anos de vida, as crianças enfrentam temores definidos, principalmente de ter fome e de ruídos agudos. Crianças e adolescentes em crescimento também passam por uma variedade de temores: medo de animais, de escuro, de estar sozinhos; medo de situações relacionadas à escola, separação dos pais, medo de não crescer ou de ser rejeitados pelos colegas. Os adultos também estão sujeitos a apreensões comuns associadas às circunstâncias da vida: medo de não encontrar um parceiro satisfatório para a vida, de não encontrar o emprego certo, de ataques terroristas, de contrair uma doença crônica ou fatal, de ser assaltado, de morrer, etc.

Ellen G. White diz que, depois de Adão comer o fruto proibido, “o pensamento de seu pecado o encheu de terror” e que a temperatura aprazível do Éden gelou o casal culpado. Eles foram deixados com “uma intuição de pecado, um terror pelo futuro, uma nudez espiritual” (Patriarcas e Profetas, p. 57).

1. Na amostra a seguir, identifique o componente distintivo de cada uma das promessas contra o temor e ansiedade.
a) Sl 23:4
b) Pv 1:33
c) Ag 2:5
d) 1Pe 3:14
e) 1Jo 4:18, 19

Temor e ansiedade são muito comuns. São também frequentes, destrutivos e dolorosos. Os sintomas da ansiedade comum incluem apreensão, preocupação, insônia, agitação, tensão, enxaqueca, fadiga, vertigem, palpitação, falta de ar, transpiração, dificuldade de se concentrar e hipervigilância [estado de alerta permanente contra eventual perigo]. A ansiedade pode vir também com ataques de pânico. Deus deseja nos livrar dessas experiências indesejáveis e nos convida a confiar nEle.

Que coisas lhe provocam mais medo, e por quê? Esse medo é racional? Que passos práticos você pode dar para remover aquilo que lhe provoca medo ou para aliviar o medo em si?

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.